segunda-feira, 7 de abril de 2008

Tem Culpa Eu?


Tem, tem muita!

Esse trocadilho se encaixa perfeitamente no período que o Rio está vivendo... todos vocês que leram o título deste post tem um pouco de culpa...

Este post não trata de Shanghai, ele vem como desabafo de alguem que de longe acompanha a palhaçada que virou esta Cidade... que como mostrei no Video e por mais que tentem estragar, será sempre maravilhosa!

Alguem lembra da frase: 'Welcome to Congo?' Reclamamos, brigamos, fizemos beicinho... mas o que tiramos dela? Nada, o problema só piorou.

Estamos vivenciando no Rio dois momentos, o inicio de uma corrida eleitoral e a continuidade de uma Politica Governamental Municipal, Estadual e Federal ha muito tempo ja praticada no Brasil. A famosa POLITICA DE BUNDA NA PAREDE! Parece que esta é a plataforma que consegue unir a Direita, o Centro e a Esquerda...

Epidemia de Dengue?! Por favor, alguem pode me explicar o que é dengue... pois como moro em Shanghai não estou muito por dentro desta nova doença descoberta no Rio... PALHACADA! As noticias são as mesmas de 10, 20 anos atrás! Mas o que mudou de lá pra ca? Ah! Nao conseguimos matar os mosquitos, mas nossos hospitais estão mais preparados! Palhacada! Sabem o que mudou de la pra ca?! Os numeros... me impressionei ao ler que já passam de 39 mil os casos de dengue este ano, que ja foram 44 mortes e que de sexta pra quinta da semana passada pasmem: 1.400 novos casos foram confirmados!

E o que nossas autoridades fazem a respeito? Colocam em prática a politica mencionada anteriormente... Candidato a Prefeito Culpa Prefeito, que Culpa Ministro, que Culpa Prefeito, que Culpa Governador... o unico culpado em comum para estes é o povo... que como ja cheguei a ler: acumulam agua parada, acumulam lixo em casa, se auto-medicam atrapalhando a cura... agora esquecem que a maior culpa que o povo tem é a de O ESTERCOlocado nos cargos que ocupam!

Declarações para a imprensa sempre vazias, ou criticando alguem... parece criança explicando pra mão o motivo do vaso quebrado: "Mãe, o vaso quebrou... mas foi ele que me chamou de bobo primeiro..." Ok, QUEM QUEBROU O VASO? No caso da dengue o que me revoltou: "O Ministro coloca a culpa em mim pois quando assumi o demiti da Secretaria de Saude..." Legal hein!! E ai?! Depois que demitiu fez o que? Melhorou os hospitais?

Gostam também de colocar a culpa no coitado do mosquito!!!! "Este ano o indice aumentou pq o MOSQUITO EVOLUIU!!" Bom, quem dera nossos governantes tivessem evoluido com a mesma velocidade que o famoso mosquitinho ne! Quem sabem eles não fazem um Business Case: "A Evolucão do Aedes aegypti correlacionada a Estagnação da Politica Brasileira (ou carioca)".

Onde estes dois momentos se encontram? Lembrem que este ano tem eleição municipal... Todos os candidatos virão cheios de mil maravilhas para combater a Dengue... todos virão armados para criticar... mas vamos por favor lembrar quantas vezes, tanta gente já teve oportunidade de fazer alguma coisa, quantas vezes ja presenciamos candidatos criticarem e na hora de assumirem... um exemplo Alto foi nosso Presidente criticando o Serra pelo mesmo motivo que vemos hoje... a diferença? O tempo passou e só quem evoluiu foi o coitado do mosquito.

Neste momento deviamos juntar forças, e não apenas achar culpado... O povo tem que fazer sua parte, contriubir ao maximo ja que 90% da proliferação do mosquito se da nas casas... Mas se tivessemos hospitais decentes, meios de transportes decentes, saneamento basico decente... com certeza os números seriam infinitamente inferiores.

O problema é que o politico brasileiro gosta de midia! Prefere perder tempo fazendo reunioes sobre temas que depoe contra inteligencia do tipo "Fixar a data do carnaval (esse me irrita muito)...
Se la atrás durante o carnaval tivessem estudado um Plano de açao para uma possivel epidemia talvez os numeros não fossem tão alarmantes...

Gostaria de terminar o post com um plagio/adaptação:
"Se eu pudesse dar um conselho em relação ao futuro, eu diria:"usem repelente".

Um comentário:

Isabel disse...

Adorei, Pedro!
Fiquei um tempo sem entrar no blog e,ler o q. escrevestes me fez cair na real....concordo com tudo q. li e acho mto. bom vc. usar teu espaço para mostrar , nos fazer refletir e quem sabe alterar, os absurdos que acontecem na nossa cidade e que infelizmente, na maioria das vezes, assistimos de braços cruzados...precisamos aprender a reagir e mostrar nossa indignação.... só assim as atitudes serão tomadas e quem sabe revertidas. Caso contrário as estatisticas só tenderão a aumentar mais!!!!
Que sirva de exemplo os protestos e boicotes que temos assistido, não sei se chega aí, por todos os lugares onde a tocha olimpica está passando em defesa da causa tibetana. O mundo não fica passivo. E, o carioca precisa aprender a se manifestar e defender seus direitos básicos.
Parabéns pela iniciativa!
Bjs.