quarta-feira, 19 de março de 2008

Pascoa e Quaresma

Afinal de contas, como é marcada a Pascoa? O que significa Quaresma? Qual a relação disso tudo com o carnaval?
Essas perguntas aparecem quase sempre, mas principalmente em um ano como 2008 quando o carnaval foi no inicio de fevereiro... Como sabemos que no Brasil o ano só começa realmente apos o carnaval, muitos ficam revoltados. Alguns, mais exaltados ou sem a devida informação chegam a sugerir absurdos de colocar o carnaval em uma data fixa.

Vamos de tras pra frente e de forma resumida... o calendario lunar marca o Domingo de Pascoa, que por sua vez determina a quaresma, que começa na Quarta feira de cinzas e que consequentemente determina a data do Carnaval... ou seja, tudo completamente interligado.

Para os que querem uma explicação mais detalhada achei um texto na internet que explica tudo isso. Por favor se alguem tiver alguma informação que seja divergente a este texto por favor me avise, pois não é sempre que se pode confiar em conteudos da rede.

"Os historiadores acreditam que a ressurreição de Cristo aconteceu próximo do equinócio da primavera e durante uma lua cheia. Assim, decidiu-se que a Páscoa — que celebra a ressurreição — deveria ser comemorada quando ocorressem esses dois fenômenos astronômicos.Os antigos cristãos já celebravam a Páscoa num domingo, que passou a ser o dia da semana em que se recorda o mistério da ressurreição. Páscoa significa o fim da Quaresma, que já no século IV consistia num período de 40 dias. Na verdade, desde o princípio do cristianismo todo um ciclo de comemorações religiosas dependia da celebração dominical da Páscoa.

Em 325 d.C., o Concílio de Nicéia estabeleceu que a Páscoa ocorreria sempre no "primeiro domingo depois da primeira lua cheia que ocorre após o equinócio da primavera boreal". Mas essa regra baseava-se na suposição de que o equinócio da primavera (do hemisfério Norte, ou boreal) acontecia sempre no dia 21 de março.Naquela época o calendário utilizado era o Juliano, instituído pelo Imperador Júlio César, e que embutia vários erros. Com o passar dos séculos, o equinócio da primavera se afastou do dia 21 de março, fazendo a Páscoa se deslocar pouco a pouco para o verão.

A reforma no calendárioNO ANO DE 1582 O PAPA GREGÓRIO XIII, aconselhado pelos melhores astrônomos da época, decidiu fazer uma reforma no calendário. A partir de então, a Páscoa passou a ser determinada com base no movimento médio de uma lua fictícia e não do verdadeiro satélite.

O novo calendário gregoriano (Gregório XIII foi papa entre 1572 e 1585).permite que essa lua cheia média venha a cair num dia diferente da lua cheia verdadeira. Em 2001, por exemplo, a lua cheia caiu no domingo 8 de abril e a lua cheia pascoal (ou eclesiástica) no dia 15, o domingo de Páscoa.A nova regra estabelece que a Páscoa cai sempre no 1° domingo após a lua cheia eclesiástica (13 dias após a lua nova eclesiástica), que ocorre após (ou no) equinócio da primavera eclesiástica (21 de março).Isso faz com que a Páscoa nunca venha a ocorrer antes do dia 22 de março ou depois do dia 25 de abril. Repare que nem sempre a data coincide com aquela que seria obtida se sua definição seguisse critérios astronômicos reais.

Páscoa israelitaO PESSACH É A PÁSCOA JUDIA, em memória da passagem do povo de Israel pelo mar Vermelho, liberto da servidão no Egito. Esta celebração acontece na primeira lua cheia da primavera.No ano de 2001, por exemplo, a primavera boreal foi no dia 20 de março, e a lua cheia que se seguiu foi em 8 de abril, quando se comemorou a Páscoa Israelita. A Páscoa cristã daquele ano caiu no domingo seguinte, dia 15.

b
PARA SABER EM QUE DATA VAI CAIR A FESTA PAGÃ DO CARNAVAL devemos nos perguntar quando se comemora a Páscoa daquele ano. O carnaval é uma festa muito antiga, existe há bem mais que 500 anos. Suas verdadeiras origens ainda são alvo de controvérsias mas a festa se difundiu, de maneiras diferentes, em várias partes do mundo.Nos países cristãos do hemisfério Norte o carnaval servia para anunciar um novo ano e comemorar a chegada da primavera; era portanto ligado às estações do ano. Nós herdamos essas tradições, embora no Brasil esse período não corresponda ao fim do inverno, ocorrendo em pleno verão.

E não apenas o carnaval, cuja quarta-feira de cinzas marca o início da Quaresma, mas também o domingo de Ramos, a sexta-feira da Paixão e o dia de Corpus Christi, entre outras, variam ano após ano conforme a Páscoa.Tentar fixar o carnaval, desprezando sua ligação com este ciclo milenar, é um absurdo – ou pura demonstração de ignorância. Nas tabelas a seguir, a Páscoa na primeira metade do século XXI e sua relação com algumas festas móveis do cristianismo.
"



Forte Abraço a todos, e FELIZ PASCOA!!!!







Um comentário:

Gabriel Bueno disse...

Pô, Pedro, valeu pela explicação. Outro dia surgiu essa dúvida aqui no trabalho. Todo mundo sabia que as datas do Carnaval, da Quaresma, Pentecostes e Corpus Christi dependiam da Páscoa, mas ninguém sabia o que definia a data da Páscoa. O seu blog nos salvou!

Um abraço.

Ah, as fotos da Austrália estão maneiríssimas!