domingo, 20 de julho de 2008

Se Deus quiser...

Amigos, provavelmente este será um dos post mais longos que ja escrevi... Por outro lado será com certeza o que escreverei com mais alegria, será o post que tentarei escrever em palavras a maior emoção que ja senti em minha vida... o Flamengo que me perdoe, mas passou o gol do Pet em 2001... (por outro lado, o bom é que este post tera algumas fotos...)

Hoje, aos 29 anos pude entender uma frase que temos o costume de dizer sem pensar muito no significado: "Se Deus quiser". Será mesmo que quando pronunciamos esta frase sabemos a força que ela tem? Ou será que no fundo pensamos, "Que Deus queira o que EU planejei"...

Na verdade temos o livre arbítrio, porém se deixarmos Ele agir nossa vida fará muito mais sentido...

Minha vida ate hoje sempre foi um monte de "Se Deus quiser", mas muito mais um "Se dEUs quiser". Hoje, dia 20 de Julho percebi realmente que os planos Dele são superiores, no dia do amigo lembrei que Ele é meu "Amigo Certo".

Não sei quanto anos na minha vida terei que voltar para explicar e contextualizar todos sobre este post... Mas vamos la, acho que de 2005 pra ca ta bom...

Em 2005 fui a Jornada Mundial da Juventude em Colonia, uma jornada que mais "estive presente" do que participei, uma jornada que valeu pelo primeiro encontro do Santo Padre Papa Bento XVI com os jovens, porem uma Jornada que não deixou saudade. Tanto que ao ser anunciada a sede da jornada de 2008 (Sydney) na mesma hora eu disse: "Não vou! Ja to bem de Jornada... estarei com quase 30 anos e não vai rolar..."

De la pra ca muita coisa que Eu havia planejado foi por terra... mas a vontade de Deus... o querer Dele... a cada dia se mostra mais e mais presente em minha vida.

No inicio do ano vim para Brisbane trabalhar, ao chegar encontrei o Bretas (uma das pessoas mais "Do Bem" que conheco) e nele vi uma alegria descomunal a espera da Jornada de Sydney, fui a um grupo de oração onde a alegria dos jovens me contagiou! Fiquei novamente empolgado em participar, comecei a pensar em me inscrever. Conversei com meu chefe e perguntei se em julho poderia tirar 1 semana de férias para participar do evento. PRONTO! Esta foi a senha para entrar no site da JOrnada e fazer minha inscrição...

Sem ser carola de mais, percebi que Deus queria algo a mais de mim... Ai pensei... "este ano vou pra jornada como Voluntario". Porem as vagas para ser um Voluntario são limitadas, você faz um pre-cadastro na internet e depois aguarda o contato para dizer se foi aceito ou não. Após alguns meses recebi o email de resposta dizendo que eu não tinha sido aceito, pois as vagas já estavam preenchidas...

Confesso que isso foi bem desmotivante... em conjunto tinha o casamento da Bella e do Cris no Rio... e eu só poderia tirar 1 semana de ferias... Não tive duvida, cancelei a minha ideia de ir pra Sydney e decidi gastar esta semana de ferias no Brasil.

Me lembro que perto de junho recebi um email do Bretas pergutando se eu iria a Jornada... minha resposta foi: "Bretas, estou indo para o Brasil pra um casamento, só irei pra Sydney se Deus quiser que esteja trabalhando na Australia em Julho".

Ai começa bem forte "o Deus querendo", acima do "Eu querendo"... O que era pra ser 1 semana viraram 4... ao inves de voltar a China, meu chefe pediu que viesse para Australia, ficar por aqui no mes de julho... olha Deus agindo de novo! Antes abdiquei de vir para Jornada para ir ao Brasil, mas Ele tem os planos... e me trouxe de volta pra ca, permitindo que participasse do Encontro pelo menos no final de semana da Missa... Não perdi tempo, voltei a internet e me cadastrei como pelegrino... o cadastro foi um sofrimento... sistema caindo, voltando, bizarro... mas cadastro concluido!

Cheguei na Australia e o clima de Jornada começou a me contagiar, não podia esperar a hora de chegar em Sydney, encontrar todos meus amigos da Nssa. Senhora da Paz, viver aquela atmosfera unica e maravilhosa! Ja havia pedido ao Alexandre para ir pra Sydney na sexta de manha... ficaria Sexta, Sabado e Domingo voltando depois da Missa...

Porem apos o comeco da Jornada na terca, eu ficava acompanhando tudo o que acontecia em Sydney... queria ir logo pra la... na quarta a noite arrumei as malas e fui pra Vale na quinta a espera de conseguir antecipar o voo... la vem Ele de novo! As atividades que eu teria na Vale foram adiadas, consegui sair umas 4 da tarde... andava na rua a procura de um taxi para ir rapido pro aeroporto e nao encotrava nenhum... a fila no ponto estava gigantesca... procurei um taxi por mais de 15 minutos... ai falei "Senhor, vou para a porta da Catedral, lá o Senhor vai me dar um taxi". Parece brincadeira, mas quando cheguei na porta da Igreja encostou um taxi para deixar um passageiro...

Peguei o voo de 17:30 para Sydney... Chegando la fui direto para uma adoração organizada pelas Irmãs de Calcuta... simplismente sensacional! Uma sensação que só estando la para sentir... abaixo colocarei uma foto que consegue um pouco expressar este sentimento.

Na sexta feira eu tinha que ir ao centro de registro pegar meus ingressos, mochila, passe de transporte etc... Cheguei no local e tinha uma baita fila... e no canto, uma sala onde os Voluntarios pegavam os seus uniformes... Sai da fila e fui ate esta sala, lá perguntei se não estavam precisando de mais voluntarios. O rapaz disse que nao... apenas estavam distribuindo os uniformes para aqueles que ja estavam cadastrados... Para não perder o costume INSISTI... contei que no inicio do ano eu havia preenchido o cadastro para ser voluntario, que nao tinha sido aceito e etc... ai o cara falou que se eu quisesse ele poderia procurar no sistema pelo meu nome... Amigos, confesso que dei meu nome sem a MENOR esperança, eu tinha certeza que meu nome não estaria la...

Me enganei... meu nome estava na lista... não sei como, mas estava... na mesma hora senti uma força tao grande! uma vontade de chorar, agradecer a Deus por me permitir estar ali... senti um arrepio forte, como se algo queimasse meu coração... exatamente o tema do encontro "You will receive power when the Holy Spirit has come upon you; and you will be my witnesses." Acts 1:8 nesta hora mostrei o arrepio para as pessoas na sala e disse o quanto estava emocionado... e eles falaram "Sabemos como é, nós sentimos o mesmo quando fomos convocados!"

O cara na central ficou com meu telefone para informar qual seria minha funcao, a unica coisa certa era que trabalharia no dia da Vigilia e na Missa final... agora, de que, e em qual horario ele me ligaria para informar... Nem me preocupei muito com esse detalhe, pois o legal era ter o uniforme de voluntario... peça mais cobiçada nas trocas que os pelegrinos fazem em Jornada...

Quando foi umas 5 da tarde de sexta feira o telefonema... "Pedro, chegue amanha no local da Vigilia as 5:30 da manha... seu turno será de 5:30 as 14:30... e no domingo de 8:30 as 16:00". Nessa hora bateu um desepero... chegar la as 5:30 significava acordar as 4... sair do hotel 15 pras 5... Pensei em nao ir... mas se Deus tinha me colocado nessa era pq tinha reservado algo pra mim...

Cheguei la, ceu escuro, um frio de rachar, com fome... fui trabalhar de "controle de público", em um setor bem longe do Altar. Porem como era o inico da vigilia sabia que não teria muito trabalho, até pq os pelegrinos só comecariam a chegar por volta de 12hs, perto do horario que eu largaria... Apos terminar meu turno perguntei se tinha mais algum trabalho a fazer, me mandaram ir para o portao 12 (outra extremidade) levar uma caixa de agua (carregando) e depois ficar ajudando a distribuir as refeiçoes para o pessoal que ia chegando...

Ver os pelegrinos, depois de 29 km de caminhada, chegando sorrindo, cantando, louvandoo, é algo maravilhoso. Uma Olimpiada reune talvez ate mais paises que a jornada (que reuniu mais de 130 paises), porem a diferenca é que aquele monte de bandeiras está ali pelo mesmo objetivo, torcendo pelo mesmo time, jogando junto!

Após trabalhar ate as 14:30, nesta nova função fiquei ate umas 17hs entregando comida... depois me juntei ao grupo da Paz para aproveitar a Vigilia. Como havia conseguido trocar meu turno para as 5:30 no domingo, e não estava preparado para dormir no frio voltei para o hotel as 23:00, para dormir ate as 4 e voltar para trabalhar na Missa.

As surpresas de Deus para mim ainda não tinham acabado... Ele me colocou para trabalhar no controle de publico na parte mais proxima ao altar... quando o Santo Padre chegou no Papa Movel, passou a uns 2 metros de mim... o trabalho neste dia foi completamente oposto ao da vespera... por ser o lugar mais proximo ao altar tinhamos trabalho a toda hora, pessoas passando mal, pessoas tentando ficar em espacos que não poderiam... para terem uma noção, a pessoa que trabalhou comigo usava um daqueles contadores de passo, e neste dia registrou mais de 50 mil...

A experiencia de ser voluntario, de estar bem perto do povo de Deus, ver gente do mundo inteiro comungando a mesma fé, ver pessoas com deficiencia vencerem mais de 20 km de caminhada e chegarem sorrindo, ver criancas cantando, ver idosos trabalhando com a força de um jovem, ver pessoas que dizem nao ter religiao ajudando com mais entusiasmo que muito católico, ver os Africanos acordados as 5 da manha cantando e dançando... Como resumiu o Cardeal: "É ver a alegria da Geração João Paulo II". Esse homem nos levou a Cristo, e hoje temos orgulho de usar camisas como a que vendia aqui dizendo "It's OK to Pray".

Podemos fazer todos os planos, termos todas nossas expectativas e vontades... mas se deixarmos que nossa vida seja realmente do jeito "Que Deus quiser" com certeza será melhor do que o nosso melhor pensamento, pois apenas Ele é perfeito.

Pessoal, espero que o post tenha ficado grande, mas interessante... Espero ter conseguido mostrar as açoes de Deus em minha vida! Vamos colocar Deus a frente da nossa vida! Como gosta de dizer um amigo meu: "Não mostre a Deus o tamanho do seu problema... mostre ao seu problema o Tamanho do seu Deus!"

Fiquem com Ele!

E nos vemos em Madrid 2011!!!!





3 comentários:

EU TENHO O MAR EM MIM... disse...

Pedro que texto mais lindo... eu como vc que mora fora temos mais e que confiar sem perguntar como e seguir nos caminhos que Ele nos coloca. Obrigada pela leitura... eu tava mesmo precisando um "se Deus quiser" hoje.... um beijo com carinho, Julieta
julieta.roe@gmail.com

Tatiana Ribeiro disse...

Pedro ... Que lindo !!! Você é um filho muito amado de Deus , com certeza e Ele quer sempre o melhor para nos !
Bjs
Tati

Ricardo Brêtas Cirne disse...

Pedrão, puts! que demais o seu testemunho dessa jornada! fiquei emocionado, muito feliz!.. aprendi muito lendo suas palavras.
Por aqui, alguns grupos estão me convidando para dar meu testemunho da jornada, mas agora que li o seu, soh vou querer falar de vc!hauhau..brincadeira..mas q dah vontade dah..demais meu irmao! Fiquemos sempre com Ele. abração!