terça-feira, 29 de julho de 2008

Mais fotos do Padre Jorjão

 

 

 

 
Posted by Picasa

Aniversario do meu segundo Pai

Amigos, hoje já é dia 29 na Australia mas ai no Brasil ainda é dia 28.

Aniversario do meu segundo pai, Padre Jorjão! SIm, meu segundo pai pois ele mesmo faz questão de nos chamar de "Filhão"! Apesar dele não gostar de celebrar esta data (ele prefere a de Ordenação, q tb tá proximo) quero deixar registrado neste blog o carinho que tenho por ele.

Todos sabem da importancia do Padre Jorjão em minha vida, sempre presente nos momentos alegres mas principalmente presente nos momentos dificies...

Padre Jorjão é uma Epifania em minha vida, assim como a Estrela guiou os Reis Magos a Jesus ele me guia. Um exemplo de amor e dedicação a Igreja, a Jesus, a Nossa Senhora, ao Papa e principalmente ao Povo de Deus... Alguem tem duvida que o abraço de Deus deve ser igual ao dele?

Minha cabeça ta a 1000 pensando o que escrever... o que falar do Padre Jorjão... mas só uma coisa me vem...

"Obrigado Senhor pela vida do Padre Jorjão!"

Padre, Parabens! Muitas Felicidades! Que o Senhor continue te abençoando a cada dia, para que cada vez mais o senhor consiga trazer mais e mais filhoes, aumentando essa nossa familia Igreja!

Bjao no coraçao!
Pedrinho


 

 

 

 
Posted by Picasa

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Eu te Chamo

Amigos, esta musica diz perfeitamente o que senti no final de semana da Jornada...

Eu te Chamo

Queria poder dizer em palavras o que eu sinto agora.
Queria poder dizer para todos que o Senhor
É meu amigo mais querido, minha história de amor.
E quando eu ouço a Tua voz me chamando pelo nome
Eu sinto uma saudade, uma vontade de viver.
E eu te chamo Jesus, venha viver junto a mim
Venha me dar essa vontade essa alegria de viver.
E eu te chamo Jesus, venha viver junto a mim
Venha me dar essa vontade essa alegria de viver.

domingo, 27 de julho de 2008

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Amigos da Paz

Amigos,
no ultimo post falei da alegria e experiencia que vivi em Sydney, mas sem sombra de duvida ela só foi possivel pois estive ao lado de um Grupo maravilhoso, unico!

Tivemos momentos maravilhosos, alguns estresses... mas muito mais momentos de alegria, diversão, riso, gargalhada, oração... Tenho certeza que ninguem que tenha participado deste grupo vai olhar para tras com arrependimento!

Valeu Galera da Paz!!!!!

Contamos com a graça de ter dois Padres super queridos, valeu Padre Jorjão e Padre Omar!

Sou humano e não lembro de todos os nomes, mas gostaria de agradecer um a um pelos momentos que me proporcionaram.... Armandinho, Deco, Luizinho, Carlinhos, Claudia, Simone, Samir, Renata, Fabiana, Cortes, Murilinho, Kbca, Anderson, Sandrinha, Diogo, Cris, Dudu, Maria Fernanda, Marco, Camila, Andrea, William, Carol, Roger ... e aqueles que por algum motivo eu nao lembre do nome... todos são especiais... Voces nao sabem a alegria que me deram em trazer um pouco do Rio para quem mora longe!

Fiquem com Deus
PS: as fotos que eu e Carlinhos batemos estao no site:

http://picasaweb.google.com.br/pedrogrossineto/


segunda-feira, 21 de julho de 2008

domingo, 20 de julho de 2008

Se Deus quiser...

Amigos, provavelmente este será um dos post mais longos que ja escrevi... Por outro lado será com certeza o que escreverei com mais alegria, será o post que tentarei escrever em palavras a maior emoção que ja senti em minha vida... o Flamengo que me perdoe, mas passou o gol do Pet em 2001... (por outro lado, o bom é que este post tera algumas fotos...)

Hoje, aos 29 anos pude entender uma frase que temos o costume de dizer sem pensar muito no significado: "Se Deus quiser". Será mesmo que quando pronunciamos esta frase sabemos a força que ela tem? Ou será que no fundo pensamos, "Que Deus queira o que EU planejei"...

Na verdade temos o livre arbítrio, porém se deixarmos Ele agir nossa vida fará muito mais sentido...

Minha vida ate hoje sempre foi um monte de "Se Deus quiser", mas muito mais um "Se dEUs quiser". Hoje, dia 20 de Julho percebi realmente que os planos Dele são superiores, no dia do amigo lembrei que Ele é meu "Amigo Certo".

Não sei quanto anos na minha vida terei que voltar para explicar e contextualizar todos sobre este post... Mas vamos la, acho que de 2005 pra ca ta bom...

Em 2005 fui a Jornada Mundial da Juventude em Colonia, uma jornada que mais "estive presente" do que participei, uma jornada que valeu pelo primeiro encontro do Santo Padre Papa Bento XVI com os jovens, porem uma Jornada que não deixou saudade. Tanto que ao ser anunciada a sede da jornada de 2008 (Sydney) na mesma hora eu disse: "Não vou! Ja to bem de Jornada... estarei com quase 30 anos e não vai rolar..."

De la pra ca muita coisa que Eu havia planejado foi por terra... mas a vontade de Deus... o querer Dele... a cada dia se mostra mais e mais presente em minha vida.

No inicio do ano vim para Brisbane trabalhar, ao chegar encontrei o Bretas (uma das pessoas mais "Do Bem" que conheco) e nele vi uma alegria descomunal a espera da Jornada de Sydney, fui a um grupo de oração onde a alegria dos jovens me contagiou! Fiquei novamente empolgado em participar, comecei a pensar em me inscrever. Conversei com meu chefe e perguntei se em julho poderia tirar 1 semana de férias para participar do evento. PRONTO! Esta foi a senha para entrar no site da JOrnada e fazer minha inscrição...

Sem ser carola de mais, percebi que Deus queria algo a mais de mim... Ai pensei... "este ano vou pra jornada como Voluntario". Porem as vagas para ser um Voluntario são limitadas, você faz um pre-cadastro na internet e depois aguarda o contato para dizer se foi aceito ou não. Após alguns meses recebi o email de resposta dizendo que eu não tinha sido aceito, pois as vagas já estavam preenchidas...

Confesso que isso foi bem desmotivante... em conjunto tinha o casamento da Bella e do Cris no Rio... e eu só poderia tirar 1 semana de ferias... Não tive duvida, cancelei a minha ideia de ir pra Sydney e decidi gastar esta semana de ferias no Brasil.

Me lembro que perto de junho recebi um email do Bretas pergutando se eu iria a Jornada... minha resposta foi: "Bretas, estou indo para o Brasil pra um casamento, só irei pra Sydney se Deus quiser que esteja trabalhando na Australia em Julho".

Ai começa bem forte "o Deus querendo", acima do "Eu querendo"... O que era pra ser 1 semana viraram 4... ao inves de voltar a China, meu chefe pediu que viesse para Australia, ficar por aqui no mes de julho... olha Deus agindo de novo! Antes abdiquei de vir para Jornada para ir ao Brasil, mas Ele tem os planos... e me trouxe de volta pra ca, permitindo que participasse do Encontro pelo menos no final de semana da Missa... Não perdi tempo, voltei a internet e me cadastrei como pelegrino... o cadastro foi um sofrimento... sistema caindo, voltando, bizarro... mas cadastro concluido!

Cheguei na Australia e o clima de Jornada começou a me contagiar, não podia esperar a hora de chegar em Sydney, encontrar todos meus amigos da Nssa. Senhora da Paz, viver aquela atmosfera unica e maravilhosa! Ja havia pedido ao Alexandre para ir pra Sydney na sexta de manha... ficaria Sexta, Sabado e Domingo voltando depois da Missa...

Porem apos o comeco da Jornada na terca, eu ficava acompanhando tudo o que acontecia em Sydney... queria ir logo pra la... na quarta a noite arrumei as malas e fui pra Vale na quinta a espera de conseguir antecipar o voo... la vem Ele de novo! As atividades que eu teria na Vale foram adiadas, consegui sair umas 4 da tarde... andava na rua a procura de um taxi para ir rapido pro aeroporto e nao encotrava nenhum... a fila no ponto estava gigantesca... procurei um taxi por mais de 15 minutos... ai falei "Senhor, vou para a porta da Catedral, lá o Senhor vai me dar um taxi". Parece brincadeira, mas quando cheguei na porta da Igreja encostou um taxi para deixar um passageiro...

Peguei o voo de 17:30 para Sydney... Chegando la fui direto para uma adoração organizada pelas Irmãs de Calcuta... simplismente sensacional! Uma sensação que só estando la para sentir... abaixo colocarei uma foto que consegue um pouco expressar este sentimento.

Na sexta feira eu tinha que ir ao centro de registro pegar meus ingressos, mochila, passe de transporte etc... Cheguei no local e tinha uma baita fila... e no canto, uma sala onde os Voluntarios pegavam os seus uniformes... Sai da fila e fui ate esta sala, lá perguntei se não estavam precisando de mais voluntarios. O rapaz disse que nao... apenas estavam distribuindo os uniformes para aqueles que ja estavam cadastrados... Para não perder o costume INSISTI... contei que no inicio do ano eu havia preenchido o cadastro para ser voluntario, que nao tinha sido aceito e etc... ai o cara falou que se eu quisesse ele poderia procurar no sistema pelo meu nome... Amigos, confesso que dei meu nome sem a MENOR esperança, eu tinha certeza que meu nome não estaria la...

Me enganei... meu nome estava na lista... não sei como, mas estava... na mesma hora senti uma força tao grande! uma vontade de chorar, agradecer a Deus por me permitir estar ali... senti um arrepio forte, como se algo queimasse meu coração... exatamente o tema do encontro "You will receive power when the Holy Spirit has come upon you; and you will be my witnesses." Acts 1:8 nesta hora mostrei o arrepio para as pessoas na sala e disse o quanto estava emocionado... e eles falaram "Sabemos como é, nós sentimos o mesmo quando fomos convocados!"

O cara na central ficou com meu telefone para informar qual seria minha funcao, a unica coisa certa era que trabalharia no dia da Vigilia e na Missa final... agora, de que, e em qual horario ele me ligaria para informar... Nem me preocupei muito com esse detalhe, pois o legal era ter o uniforme de voluntario... peça mais cobiçada nas trocas que os pelegrinos fazem em Jornada...

Quando foi umas 5 da tarde de sexta feira o telefonema... "Pedro, chegue amanha no local da Vigilia as 5:30 da manha... seu turno será de 5:30 as 14:30... e no domingo de 8:30 as 16:00". Nessa hora bateu um desepero... chegar la as 5:30 significava acordar as 4... sair do hotel 15 pras 5... Pensei em nao ir... mas se Deus tinha me colocado nessa era pq tinha reservado algo pra mim...

Cheguei la, ceu escuro, um frio de rachar, com fome... fui trabalhar de "controle de público", em um setor bem longe do Altar. Porem como era o inico da vigilia sabia que não teria muito trabalho, até pq os pelegrinos só comecariam a chegar por volta de 12hs, perto do horario que eu largaria... Apos terminar meu turno perguntei se tinha mais algum trabalho a fazer, me mandaram ir para o portao 12 (outra extremidade) levar uma caixa de agua (carregando) e depois ficar ajudando a distribuir as refeiçoes para o pessoal que ia chegando...

Ver os pelegrinos, depois de 29 km de caminhada, chegando sorrindo, cantando, louvandoo, é algo maravilhoso. Uma Olimpiada reune talvez ate mais paises que a jornada (que reuniu mais de 130 paises), porem a diferenca é que aquele monte de bandeiras está ali pelo mesmo objetivo, torcendo pelo mesmo time, jogando junto!

Após trabalhar ate as 14:30, nesta nova função fiquei ate umas 17hs entregando comida... depois me juntei ao grupo da Paz para aproveitar a Vigilia. Como havia conseguido trocar meu turno para as 5:30 no domingo, e não estava preparado para dormir no frio voltei para o hotel as 23:00, para dormir ate as 4 e voltar para trabalhar na Missa.

As surpresas de Deus para mim ainda não tinham acabado... Ele me colocou para trabalhar no controle de publico na parte mais proxima ao altar... quando o Santo Padre chegou no Papa Movel, passou a uns 2 metros de mim... o trabalho neste dia foi completamente oposto ao da vespera... por ser o lugar mais proximo ao altar tinhamos trabalho a toda hora, pessoas passando mal, pessoas tentando ficar em espacos que não poderiam... para terem uma noção, a pessoa que trabalhou comigo usava um daqueles contadores de passo, e neste dia registrou mais de 50 mil...

A experiencia de ser voluntario, de estar bem perto do povo de Deus, ver gente do mundo inteiro comungando a mesma fé, ver pessoas com deficiencia vencerem mais de 20 km de caminhada e chegarem sorrindo, ver criancas cantando, ver idosos trabalhando com a força de um jovem, ver pessoas que dizem nao ter religiao ajudando com mais entusiasmo que muito católico, ver os Africanos acordados as 5 da manha cantando e dançando... Como resumiu o Cardeal: "É ver a alegria da Geração João Paulo II". Esse homem nos levou a Cristo, e hoje temos orgulho de usar camisas como a que vendia aqui dizendo "It's OK to Pray".

Podemos fazer todos os planos, termos todas nossas expectativas e vontades... mas se deixarmos que nossa vida seja realmente do jeito "Que Deus quiser" com certeza será melhor do que o nosso melhor pensamento, pois apenas Ele é perfeito.

Pessoal, espero que o post tenha ficado grande, mas interessante... Espero ter conseguido mostrar as açoes de Deus em minha vida! Vamos colocar Deus a frente da nossa vida! Como gosta de dizer um amigo meu: "Não mostre a Deus o tamanho do seu problema... mostre ao seu problema o Tamanho do seu Deus!"

Fiquem com Ele!

E nos vemos em Madrid 2011!!!!





quarta-feira, 16 de julho de 2008

aos tricoletes...



Gostou ? Visite: F3gifs.kit.net

Flamengo x vascu

Fui cobrado por alguns amigos por nao ter falado nada da vitoria ACACHAPANTE de domingo...

Unico comentario:
"Depois de Cocada são 20 anos de CHOCOLATE!!!"

Aos meus amigos da cuz de malta... SÓ LAMENTO!!!!!

Abs

domingo, 13 de julho de 2008

O video da Homilia

A homilia nao coube no outro post...

sábado, 12 de julho de 2008

Missa em Melbourne...

Delicadezm a de Deus... essa é a unica forma de resumir a maravilha que tivemos hoje em Melbourne... bem acho que para chegar neste ponto preciso voltar alguns dias no tempo...

Como sabem acontecerá em Sydney semana que vem a Jornada Mundial da Juventude 2008, um grupo enorme do Brasil esta vindo, porem outro ja chegou! Este grupo chegou na Australia na ultima quinta feira e veio direto pra Melbourne... quem esta no Grupo? Padre Jorjao, Carlinhos, Samir, Luizinho... uma galera muito 10! Ao todo são 25 pessoas. Como estou em Brisbane este mes, peguei o aviao e vim encontra-los!

Matar as saudades desta galera que amo de paixão! Após a Jornada de Colonia eu disse que não faria outra... ainda mais na Australia, país tão distante... Mas quem sou eu para dizer "nao farei" para uma coisa de Deus!? Quem disse que Ele deixa?! Quem disse que essa era a vontade Dele?! Ele é Sinistro... Ele, mais do que nunca, FOI DEZ COMIGO!!

Com certeza foi Ele que me fez vir para Australia, foi Ele que me deu esta oportunidade de estar aqui novamente! Vivendo, mesmo que por pouco tempo, essa vida de pelegrino! Essa alegria que só quem ja participou de uma JMJ sabe o que significa... (Alias, o video da JMJ de Colonia ta irado, e consegue mostrar o que vivemos por aqui).

Hoje nosso dia foi corrido (como todos em Jornada), saimos cedo para ver umas formações rochosas conhecidas como 12 Apostolos. São falesias, Lindas! Obras primas do nosso Maior Artista... quem mais se não as mãos de Deus poderiam ter feito tal maravilha. Tivemos a oportunidade de na Natureza, ver a grandiosidade das obras de Deus! Pudemos perceber como é belo o que por Ele foi construido... Ao voltar para o hotel (ALBERGUE), estavamos programando uma Missa... porém não tinhamos um lugar para a Celebração... com isso combinamos de fazer no quarto das meninas (era o maior)... enquanto elas preparavam o quarto, fomos buscar o Paramento, as hostias, os obejtos para o altar (crucifixo, vela, calice...).

Quando chegamos no quarto do Padre Jorjao a surpresa... as hostias e o paramento tinham ficado no Brasil, que tristeza... O que fariamos? As meninas ja estavam com o quarto arrumado... Todo mundo ja esperava pela Missa... Nessa hora lembramos que tinha um Padre Porto Riquenho no mesmo andar... pedimos a ele Hostia e Paramento! ELE TINHA!!! E nos emprestou!!! Com certeza delicadeza de Deus, que de manha nos mostrou suas grandes obras e a noite nos presenteia com a Missa... sabiamos que Domingo nem todos estariam juntos, o grupo se dividiria por diferentes passeios... o resultado esta nestes videos... com certeza, uma das melhores Missas que ja participei!

Momento unico, que só uma Jornada eh capaz de proporcionar... É com prazer que compartilho com voces estes dois videos... Sendo que um deles é a Homilia, com direito a partilha da palavra com os jovens... com certeza um momento diferente! (o audio nao ta 100%... foi gravado de celular...)


quinta-feira, 10 de julho de 2008

Sabia e cai...

Pessoal... aqueles que são leitores mas antigos do blog lembrarão da ultima vez que vim pra Australia...

Comentei que aqui se multava por atravessar a rua fora do lugar correto ou com o sinal fechado...

Pois bem, hoje atravessei a rua com o sinal de pedestre saindo do verde indo pro vermelho... ou seja, vermelho piscando... Conclusao!?!

MULTADO!!!! AUD$ 30,00... to revoltado. Voces nao fazem ideia de quanto é revoltante, e ainda ter que ouvir sermão do guardinha...

Pra quem ta curioso... algumas fotos da multa...
Abs
Pedro


terça-feira, 8 de julho de 2008

Melhor amigo de quem mora fora...

No principio ele me ajudou com os jogos do Flamengo...
Depois com o contato com a familia...
Ja fiz ate programa de rádio...
Mas nada como ouvir, falar e escrever para a namorada!

Valeu Skype!


segunda-feira, 7 de julho de 2008

Plano de Deus

Pessoal,
Deus é realmente muito bom!

Ao ir pro Rio, fiz uma escolha... não participar da Jornada para estar presente no casamento da Isabella e do Cris...

Depois dizem que Deus não é sinistro...

Vamos la:
Fui ao Rio para passar 1 semana, porem por motivos de trabalho acabei ficando por mais um tempinho... e depois retornar... porem nao para Shanghai, mas para Brisbane. Com isso poderei participar da Jornada em Sydney (vou passar o final de semana da vigilia)... Na boa, Deus é sinistro ou nao?

Com certeza era tudo plano Dele, pois além disso no tempo que passei no Rio Ele ainda deu uma chacoalhada na minha vida: pude estar presente na cirurgia do meu pai, ir a final da Libertadores (hahaha) e principalmente começar a namorar a Mariana! Que hoje é um motivo de alegria que me faz levantar a cabeça, olhar pra frente e lutar pelo futuro!

Abs
Pedro

PS: Aos amigos brasileiros que vem para WYD!!! No meu voo tinha uma galera muiiito grande do Chile vindo... todos animados, com violao, bandeiras, casacos personalizados... no maior estilo de Jornada! Vamos mostrar pros Australianos tambem a forca do Brasil.
Bjao!

domingo, 6 de julho de 2008

Mariana e Eu... saudades...

Parti...

Pessoal, fui embora hoje do Rio...
Como foi boa esta minha ida a cidade maravilhosa! A principio ficaria apenas 1 semana, porem, por motivos de trabalho acabei ficando por mais 3 semanas.

Neste periodo aconteceu o que de mais maravilhoso poderia acontecer...

Amigos, é com muita alegria que escrevo: estou namorando! A Mariana é uma pessoa sensacional, que a cada dia me encanta mais com sua alegria, bom humor, companheirismo... simplismente cativante! Em 3 semanas me conquistou de tal forma que é dificil acreditar...

Sair do Rio se tornou ainda mais dificl, mais complicado e mais doloroso... Porem agradeço a Deus todos os dias por ter me permitido ir a nossa Cidade, por ter me dado a oportunidade de estar com ela e iniciar este relacionamento.

Como disse, sair do Rio foi dificil, porem a alegria que estou supera qualquer dificuldade, sei que em breve (muito breve) estaremos juntos novamente!

Fiquem com Deus!

Mariana, BEIJÃO!!!!!!

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Ah! Eu Acredito! Ah! Eu Acredito!

A cidade volta ao normal... sai de cena o cheiro de Naftalina...

Como disse no post anterior: Torci sim... torci para o fluminense ganhar. Ganhar de 1x0, 2x1... ou algum outro placar que obviamente nao desse o titulo ao timinho da laranjeiras... Da forma que foi eu não imaginava, mas foi muito melhor!!!!

Por que isso? Motivos não faltam, o unico que não aceito é inveja... pois isso definitivamente não é! Alias quem no Rio possui mas titulos do que o Flamengo?

Quais os motivos tenho para torcer pelo fluminense? Um time que nos ultimos anos caiu 3 vezes, subiu pelo menos duas de forma irregular... time que hoje disputa a primeira divisao do brasileiro graças a um convite feito para participar de um campeonato que só teve uma versao... (estranho ne?)

Time que tem um tecnico fanfarrão... que se julga um Tele Santana mas na verdade não passa de um Geninho piorado... Algumas declaraçoes do Renato Gayucho são dignas de quem viveu alguns anos por sao januario... aprendeu bastante com o ex-vice tudo Presidente eurico miranda... Se o renato conseguiu alguma coisa pro fluminense foi que todos torcessem contra o time, que o fossem odiados da mesma forma que muitos odeiam o vasco...Ouvi várias pessoas dizendo: "Vou torcer contra o fluminense por causa do renato"...

O que vi ontem no maracana, sim EU ESTAVA LA, foi a maior Justica dos ultimos tempos! Nunca ouvi alguem dizer que o fluminense estava na final por merito, por estar jogando uma bola redonda... sempre era, "o time esta com sorte de campeao". Um time sem elenco, prova disso é a posição que ocupa na tabela do brasileiro... Agora quero ver correr atras... timinho com 3 pontos...

Uma coisa que me revolta é chegar no maracana em dia de final e ver torcedor com faixa de campeao... e ontem estava cheio... todos de faixa, cantando, como se ali fosse apenas o jogo de entrega de faixas... tinha ate boate para a fauna comemorar...

Quando o Flamengo perdeu o jogo para o America recebi trezentos emails falando de Cabanas pra ca... Cabanas pra la... Mas sinceramente a pior coisa é perder um titulo gracas aos proprios jogadores! E logo os 3 principais do time... Conca, Thiago Neves e Washington... que maravilhosos cobradores de penalti... Ja soube que o Edmundo esta na lista dos possiveis reforcos do fluminense... Na boa, um time que nao sabe cobrar penalti merece ser campeao!?

TIME PEQUENO!!!! Quando na historia da Libertadores a Rede Globo deixou de transmitir uma final de libertadores em rede nacional? Semana passada... exatamente... a emissora passou um jogo da Serie B do Brasileiro para alguns estados ao inves de transmitir o jogo do Fluminense... Se ontem tivesse Corinthians x ABC de Natal, com certeza este seria o jogo da TV para Sao Paulo... TIME PEQUENO!!!!

O timinho das laranjeiras hoje se equipara a um Sao Caetano, time da segunda divisao do brasileiro que tambem é vice campeao da libertadores...

Quem sabe a justica não continua até o final do ano e leva o fluminense para seu verdadeiro posto: a segunda divisao do campeonato nacional... jogando a serie B ele consiga, enfim, retornar a primeira divisao! Chega de virada de mesa. Não vamos deixar que isso caia no esquecimento! Vamos levar o fluminense de onde não deveria ter saido!

Como disse no titulo: Eu Acredito em Justica! Enquanto isso os tricolores devem acreditar em coelho da pascoa, papai noel, saci perere... e titulo da libertadores...

Abs
Pedro
Campeão da Libertadores

PS: Uma foto do fluminense indo ao mundial...


Acreditem se quiser...

Podem não acreditar, mas hoje estou torcendo por uma vitoria do fluminense...

terça-feira, 1 de julho de 2008

A Informalidade...





Existe coisa melhor do que algo que se faz de maneira Informal? E quando a informalidade se torna formal, sem deixar de ter o prazer da Informalidade? Melhor ainda...